Concretagens de lajes são sempre marcos importantes nas obras, mas a preparação para elas começa muito antes do dia em que o concreto é lançado. Listamos alguns itens importantes de serem conferidos antes de se programar uma concretagem de laje. São eles:
1. Escoramento: faça um projeto de escoramento. Não corra riscos!
2. Formas: confira o prumo e os níveis, use um madeirit de qualidade e garanta que as formas estejam limpas antes da concretagem.
3. Espaçadores: são importantíssimos para garantir que haja cobrimento adequado da armadura. A exposição da armadura pode gerar patologias no concreto armado.
4. Armaduras: sempre confira se a armação está conforme o projeto. Atenção para os encontros de elementos estruturais e trechos de reforços!
5. Arranques e inserts: não se esqueça de posicionar corretamente os arranques e inserts necessários para continuidade da estrutura! Nas nossas casas BlueInc temos vários inserts metálicos para podermos executar nossos beirais, que são de estrutura metálica para ter toda a esbeltes que o projeto pede!
6. Infraestrutura: verificar se os conduítes estão todos passados (nunca usar conduítes amarelos em lajes!) e já deixar os “passantes” das tubulações para evitar ter que furar as lajes posteriormente. Também já execute as formas com os “furos” nas vigas necessários para passagem de infraestruturas maiores como as de ar condicionado. Garanta que esses “furos” já estejam locados e dimensionados nos projetos estruturais.
Agora algumas dicas nossas para vocês:
Dica 01: é sempre legal compatibilizar a cota dos fundos de vigas com a altura dos caixilhos, assim evita-se que complementos desnecessários entre vigas e caixilhos sejam feitos na obra. Já tenha seu fornecedor de caixilhos escolhido e contratado para que exista um projeto executivo validando vãos e alturas de embutimento de trilhos.
Dica 02: verifique com o projetista de estrutura a possibilidade de já prever rebaixos nas lajes onde temos área molhadas. Geralmente os banheiros, por exemplo, tem o piso acabado rebaixado em relação aos quartos e precisam de altura suficiente para regularização + impermeabilização + proteção mecânica + contra piso + revestimento. Muitas vezes garantir todas essas “camadas” sem comprometer a altura de piso acabado que o projeto pede pode ser um desafio para a equipe de obra!
Dica 03: se você ainda não tem o projeto de instalações completo e compatibilizado com a forma, incluindo o ar condicionado, você não está preparado para a concretagem! Provavelmente haverá retrabalhos e incompatibilidades no projeto e isso pode custar caro.
Obs importante: quando falamos custar caro, pode ser: custo financeiro mesmo dos retrabalhos, comprometimento do prazo da obra, problemas de qualidade ou alteração do projeto, como redução da altura de pé-direito da casa ou todas as opções combinadas.
Lembre-se sempre: uma boa obra se faz na fase cinza, por isso planejamento e atenção nessa etapa nunca é demais!
Agora, se você preferir não se preocupar com essas coisas, é só escolher a BlueInc! Vem com a gente e relaxa!